No final de setembro o INSS convocou 95.588 segurados para agendarem a reavaliação médica. Foi publicado um edital de convocação em 27/09/2021 para que os segurados listados no edital agendassem a perícia médica até o dia 11/11/2021 para não terem seu benefício suspenso.
A perícia médica pode ser agendada pelo App Meu INSS, pelo site ou pelo telefone 135. O não agendamento da perícia pode acerretar o bloqueio do benefício até o comparecimento do segurado. Após 60 (sessenta) dias de suspensão, o benefício poderá ser cessado definitivamente.
Como FAZER O agendAMENTO?
O agendamento da perícia é feito pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita apenas se for feita de um telefone fixo.
Pelo Meu INSS, é preciso acessar o site com o número do CPF e a senha e buscar o serviço “Agendar Perícia“. O agendamento online está disponível todos os dias, sem interrupções.
O que levar no dia da PERÍCIA?
O segurado deverá apresentar, no dia da perícia, toda a documentação médica que tiver, tais como atestados, laudos, receitas e exames. É recomendável levar também documentação recente, que mostre o tratamento, os laudos médicos devem estar com assinatura e CRM do médico, além da CID (Classificação Internacional de Doença). Também é necessário levar documento oficial com foto e número do CPF.
Após o resultado da perícia, quem discordar terá 30 dias para apresentar recurso.
QUANDO SAI O Resultado da perícia?
-
O resultado do exame de acordo com o INSS ficará desponível após as 21h do mesmo dia no Meu INSS ou pelo telefone 135. Ao clicar para ver o resultado, haverá a informação se o pedido foi concedido ou indeferido.
Acerto pós-perícia É POSSÍVEL?
- Se você a consultar o Meu INSS e não conseguir ver o resultado, você pode ligar para o número 135 e informar que precisa fazer um acerto pós-perícia, o funcionário poderá verificar quais pendências precisam ser solucionadas e orientará o segurado como proceder.
Segurados que estão Fora do pente-fino
Não fazem parte do pente-fino portadores de HIV que têm aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença.
Segurados que têm a partir de 55 anos de idade e estão há mais de 15 anos recebendo o benefício por incapacidade e aposentados por invalidez a partir dos 60 anos de idade também ficam liberados de passar por nova perícia médica.
Veja abaixo na íntegra o Edital de Convocação:
Portanto, verifique se seu nome está listado no Edital de Convocação e fique atento ao prazo (11/11/2021) para que seu benefício não seja suspenso ou cessado definitivamente.
#brevesnotasdedireito #drapaulacasimiro #especialistaemprevidencia #pentefinoINSS #convocacaoPericiaMedica
agendar pericia medica brevesnotasdedireito drapaulacasimiro especialistaemprevidencia pente fino 2021 previdenciario