Consulta CNIS pela internet – Central de Serviços INSS

Você sabia…

agora pela Central de Serviços do INSS pela internet é possível emitir o extrato do CNIS que antes só era possível direto na agência. Além do CNIS é possível consultar carta de concessão de benefícios, fazer agendamento de serviços e outros.
Para não correr o risco de ter seu pedido de aposentadoria indeferido por falta de tempo de contribuição ou ter, de repente, a média salarial da aposentadoria menor do que devido por erro ou falta de informações no CNIS, acompanhar e atualizar o cadastro é fundamental!
Importante!!! Desde dezembro/2008 os dados considerados pelo INSS relativos a atividade, vínculos, remunerações e contribuições são os do CNIS. Estes dados é que valem como prova de filiação, tempo de contribuição e salários de contribuição do segurado.
Portanto, acompanhar, validar, solicitar retificação no CNIS quando necessário é responsabilidade do segurado!
Para consultar o CNIS pela internet na central de serviços do INSS, siga os passos a seguir:

  • Acesse meu.inss.gov.br/central;
  • Clique no ícone – área do usuário – no canto superior direito da página;
  • Clique em – Login – e na caixa de diálogo que abrirá na sequência, -clique aqui – para cadastrar a senha;
  • Após preencher com seus dados (CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da mãe, Estado de Nascimento) será gerada uma chave de acesso;
  • Anote a chave de acesso e ligue no 135, opção 1 para validar a chave de acesso que será sua primeira senha para acesso na central de serviços;

Para validação da chave de acesso na central 135, vale ressaltar que é preciso responder e acertar algumas perguntas pessoais feitas pelo atendente.
Dica: É aconselhável ter a carteira de trabalho em mãos, isso evitará erro nas respostas e o consequente bloqueio da chave de acesso.
Espero ter contribuído com as informações!

 


Nota da autora: Os artigos desse site são de cunho meramente informativo, não contendo nenhum vínculo com o INSS. Qualquer dúvida ou dificuldade de acesso ao órgão, favor entrar em contato diretamente com o INSS.