Diligências nos Recursos INSS. Você sabe o que é o Grupo de Colaboradores em Diligências – GCD?

Diligências nos Recursos INSS. Você sabe o que é o Grupo de Colaboradores em Diligências – GCD?

O Grupo de Colaboradores em Diligências – GCD é uma equipe especializada, criada para auxiliar na instrução processual dos recursos no âmbito do Conselho de Recursos da Previdência Social – CRPS.

Instituído pela Instrução Normativa CRPS/MPS nº 3 de 12 de maio de 2024, este grupo é composto por servidores designados especificamente para realizar diligências e fornecer suporte técnico e jurídico necessário para a correta instrução dos processos de recursos pendentes de análise e julgamento no Conselho de Recursos da Previdência Social.

O GCD terá como finalidades principais analisar a viabilidade da diligência requisitada ao INSS e complementar a instrução processual nos recursos que necessitem de informações essenciais ao correto julgamento, contribuindo para a otimização dos procedimentos internos e para o aprimoramento das decisões proferidas pelo Conselho de Recursos da Previdência Social.

Diante da realidade de tantos processos parados aguardando cumprimento diligências pelo INSS, o que atrasa e prejudica os segurados que aguardam a decisão do recurso, a instituição do GCD e a sua atuação de forma eficiente pode acelerar os processos pendentes de julgamento no CRPS.

🔍 Fique atento! A atuação do GCD pode fazer toda a diferença nos processos de recursos que estão pendentes de julgamento no CRPS.

#INSS #PrevidênciaSocial #RecursosINSS #GCD #CRPS #DraPaulaCasimiro #EspecialistaemPrevidencia