Possibilidade de Suspensão da Cobrança da Contribuição Adicional de 10% nas multas de FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Possibilidade de Suspensão da Cobrança da Contribuição Adicional de 10% nas multas de FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Essa contribuição foi criada pela Lei Complementar nº 110/2001 para a recomposição das contas vinculadas do FGTS atingidas pelos expurgos inflacionários do período de 01/12/1988 a 28/02/1989 e do mês de abril/1990.

Ocorre que a finalidade para a qual a contribuição foi instituída, o financiamento do pagamento dos expurgos do Plano Verão e Collor, que era temporária, já foi atendida.

Criada em 2001 para viger pelo prazo de 60 meses, permaneceu válida até o ano de 2007, razão pela qual sua cobrança até os dias de hoje, com o término da finalidade para qual foi instituída tornou a contribuição indevida.

Considerando que as contribuições possuem como característica peculiar a vinculação a uma finalidade constitucionalmente prevista, atendidos os objetivos fixados pela norma, nada há que justifique a cobrança dessa contribuição.

Vale lembrar ainda, que a Presidenta da República vetou em 2013 o projeto de Lei Complementar nº 200/2012 que visava a extinção da referida contribuição. Ao vetar com a justificativa de que a sanção levaria à redução de investimentos em programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, admitiu o desvio da finalidade para a qual a contribuição fora criada, implicando na inconstitucionalidade da obrigação tributária.

Assim, as empresas podem requerer que seja declarado o direito à suspensão da exigibilidade do crédito tributário resultante da aplicação do art. 1°, da LC 110/2001. Além disso, pleitear o direito ao ressarcimento dos valores pagos após o esgotamento da finalidade da referida contribuição – exercício de 2007 -, observada a prescrição quinquenal.

A Contribuição extra de 10% foi incorporada à multa de 40% sobre o valor depositado no FGTS, nos casos de demissão sem justa causa. É paga ao governo, não ao trabalhador!


Fatal error: Uncaught WMAC\JSMin_UnterminatedStringException: WMAC\JSMin: Unterminated String at byte 698970: 't answer when state ${t.sdpType}`));{a=Lf.WRTCOffer;const t={offerToReceiveAudio:!0,offerToReceiveVideo:e.isVideoCall};i=iv(e,!0,e.isVideoCall).pipe(nf((()=>Sp(n.createOffer(t)))),nf((e=>this.setLocalDescription(n,e,!0))))}}return i.pipe(nf((()=>n.localDescription&&n.localDescription.sdp?this.requestChangeState({Id:t.Id,sdpType:a,transactionId:t.transactionId,sdp:n.localDescription.sdp}):ff((()=>"Local sdp missing")))),qp((t=>(e.isNegotiationInProgress=!1,ff((()=>t))))))}sendDtmf(e,t){e.audio&&e.audio.dtmf&&e.audio.dtmf.insertDTMF(t,100,100)}video(e){return(!e.isVideoCall||e.isVideoReceived&&e.isVideoSend)&&(e.isVideoCall=!e.isVideoCall),this.renegotiate(e,!0)}mute(e){this.setMute(e,!e.isMuted)}setMute(e,t){e.isMuted=t,e.audio&&e.audio.track&&(e.audio.track.enabled=!t)}hold(e,t){e.isActive=t;const n=e.lastWebRTCState;return t||n.holdState===Uf.WebRTCHoldState_NOHOLD?t&&n.holdState!==Uf.WebRTCHoldState_HOLD?Ip(!0) in /var/www/html/paulamcasi.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-content/plugins/clearfy/components/minify-and-combine/includes/classes/ext/php/jsmin.php on line 215