Aposentadoria por Idade de forma automática

Foi publicada no dia 28 de julho passado a Portaria Conjunta INSS/PRES/DIRBEN/DIRAT Nº 6 que estabelece um fluxo automático para reconhecimento de direitos quanto a aposentadoria por idade.

O que quer dizer isso na prática?

Por essa portaria com base nas informações constantes nos sistemas do INSS e outras bases de dados do Governo, o INSS realizará processamento mensal e enviará comunicado aos segurados que implementarem os requisitos para obtenção da aposentadoria por idade, informando-os da implementação de tal direito.

Sendo comunicado do direito, o segurado poderá manifestar-se para concessão do benefício por meio dos canais remotos do INSS e a formalização do requerimento se dará de forma automática.

Isso quer dizer que, enquanto não há alterações na Lei de Benefícios pela Reforma Previdenciária, os segurados que completarem a idade de 60 e 65 anos, mulher e homem respectivamente, somado a carência de 180 contribuições deverão ser comunicados de que já podem requerer sua aposentadoria por idade.

Será? Vamos aguardar!

 

Aqui vale um alerta!

Como estão seus dados no CNIS? Procedem com os dados de sua carteira de trabalho?
Tem alguma pendência a regularizar?

 
Vide artigo sobre CNIS pela internet: https://paulacasimiro.adv.br/previdenciario/consulta-cnis-pela-internet-central-de-servicos-inss/